Atelier Pedagógico Bilíngue

“Tomando o conceito de surdez enquanto construção social, e não como falta biológica, traçamos o objetivo de promover a interação social e linguística entre crianças que vivenciam em seu cotidiano diferentes experiências de comunicação. A inclusão escolar tem promovido espaços de discussão sobre o ensino e aprendizagem em um contexto da pedagogia da diferença. O Atelier Pedagógico Bilíngue se propõem a criar espaços onde crianças surdas e ouvintes possam interagir pelo brincar e pela arte, potencializando suas aprendizagens na intervenção dos professores e dos seus pares.
O projeto Atelier Pedagógico Bilíngue, pela composição de sua equipe, se propõem a compor em diferentes intervenções experiências linguísticas efetivas entre crianças surdas e ouvintes na constituição de espaços lúdicos e criativos de aprendizagem da Língua de Sinais. Na experimentação vamos, no diálogo com os protagonistas deste Atelier, promovendo experiências linguísticas para diferentes aprendizagens, diferentes saberes e diferentes sujeitos. ”
Liliane Giordani
Esse é um pequeno recorte do Projeto que promove o encontro de crianças surdas e ouvintes da Educação Infantil das Escolas Raínha do Brasil e Frei Pacífico: com a coordenação da professora Liliane Giordani e apoio da equipe de alunos da FACED/UFRGS são desenvolvidas atividades de interação social através de recreação, literatura e artes, mediada pelo aprendizado da Lingua de Sinais.