Inicial

CIFA

Retrospectiva Centro Social 2023

Centro Social da Escola Frei Pacífico – 2023 de novidades e crescimento

Retrospectiva Centro Social 2023

Novas oficinas para crianças e adolescentes: O ano de 2023 marcou uma onda de mudanças na Escola Especial para Surdos Frei Pacífico.

Com a inclusão do ensino médio, o Centro Social intensificou esforços para criar novas oficinas, ocupando o contra turno escolar dos alunos. Essa iniciativa tornou-se realidade graças ao apoio financeiro da Missão Central Franciscana e à generosidade de voluntários dedicados. Neste ano de 2023, oferecemos aos alunos uma variedade de oficinas, como reciclagem de papel (em colaboração com a FASC), teatro, tecnologia digital, confeitaria e estudos sobre gênero e sexualidade. O propósito dessas atividades foi e permanecerá sendo proporcionar uma educação abrangente, indo além do tempo na escola. Buscamos formar indivíduos sensíveis, criativos e críticos, capazes de compreender o mundo e a si mesmos de maneira integral. Nossas oficinas visam desenvolver habilidades de expressão, integração e conectividade com as linguagens contemporâneas. Da arte do teatro à criação manual de papel reciclado, da produção culinária à programação computacional, nosso objetivo é formar sujeitos multifacetados prontos para enfrentar os desafios da vida. Projetos para as famílias: No que tange ao atendimento as famílias, neste ano contamos com as oficinas de libras – básico e intermediário -, educação financeira e artesanato. Ações que frutificaram em muitos benefícios como a maior integração família e a organizações de grupos de confecções de lações que proporciona um incremento na renda dessas famílias. Curso de Libras: O curso de Libras é uma ferramenta de promoção de direito a inclusão da comunidade surda, que por meio da capacitação de ouvintes, esses possam prestar serviços e tecer relações afetivas e efetiva através da Língua Brasileira de Sinais. Nesse ano de 2023 atendemos turmas do básico 1 ao conversação, nas modalidades presencial e online. Além do atendimento a empresas dos mais variados ramos e porte.

Alguns números: Em 2023 o Centro Social teve atividades de segunda a sábado em seus três turnos: manhã, tarde e noite. Contou com 13 pessoas ligas diretamente as ações desenvolvidas (coordenação, professores e oficineiros- sendo 10 funcionários e 3 voluntários) Com o curso de Libras atendemos em média 60 alunos regulares por semestre na escola, 15 familiares de estudantes (curso para as famílias) e 100 alunos das in companys o que somou um total geral de atendidos de 250 – entre alunos de Libras e pessoas participantes das oficinas do centro social. Nossa missão: Conforme Madre Clara, nossa fundadora, destacava, a criança e o jovem surdo são, antes de tudo, crianças e jovens. Essa abordagem permeia nossas ações sociais, que se concentram no potencial e nos direitos dos atendidos, recusando qualquer viés capacitista. Buscamos promover a autonomia, incentivando-os a serem sujeitos de direitos, conscientes de suas necessidades e desejos.

Importante ressaltar que nossa missão não é isolada, mas integra-se harmoniosamente às atividades da Escola e da Clínica. Somos um espaço multidisciplinar, distintos, mas complementares, unidos na missão de educar, acompanhar e promover a vida das pessoas surdas, refletindo o carisma Franciscano Aparecida.

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print