Simpósio Franciscano
Antes de falarmos do evento, é importante definirmos rapidamente o que é fundamentalismo. Ser um fundamentalista é tomar as palavras sagradas em sua integralidade, para assim poder 'retornar aos artigos fundamentais da fé' sem nenhuma alteração, sem nenhuma concessão.

Agora vamos ao Simpósio.
O Simpósio Franciscano, ocorrido dias 1, 2 e 3 de outubro, na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF, trouxe, em seu cerne, a preocupação com o fundamentalismo, tanto que o tema-título deste ano foi “A Profecia do Diálogo em Tempos de Fundamentalismos”.
Foram três dias de palestras e diálogos intensos, quando os participantes se propuseram a “criar um espaço em que conteúdos e experiências sejam refletidas e partilhadas a partir de horizontes distintos, tanto culturais quanto religiosos.”
Os organizadores do evento levantaram tal temática como forma de celebrar os 800 anos do encontro de Francisco de Assis com o Sultão Melek El Kamil, principalmente levando em conta nosso momento histórico “em que vemos, tanto em nível internacional quanto local, a emergência de nacionalismos, xenofobia, racismo, intolerâncias culturais e religiosas e tantas outras formas de discriminação.”
Mais informações sobre o Simpósio, acessar...