Inicial

CIFA

Triagem Auditiva

O Serviço de Audiologia da Clínica Especializada em Comunicação Frei Pacífico em parceria com a Pequena Casa da Criança de Porto Alegre e a Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), realizou nos dias 08 e 09 de novembro de 2016, a 6ª edição do Projeto de Triagem Auditiva.

Triagem Auditiva

O Serviço de Audiologia da Clínica Especializada em Comunicação Frei Pacífico em parceria com a Pequena Casa da Criança de Porto Alegre e a Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), realizou nos dias 08 e 09 de novembro de 2016, a 6ª edição do Projeto de Triagem Auditiva. Este projeto acontece todos os anos, com o objetivo de identificar presença de alterações auditivas que possam prejudicar o aprendizado escolar.

A partir desse ano, a triagem auditiva passou a ser realizada no mês de novembro para marcar o Dia Nacional de Combate à Surdez que ocorre dia 10. De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a perda auditiva atinge cerca de 360 milhões de pessoas independentemente da idade. Nesse contexto, a prevenção, em anos iniciais, é importante para identificar o mais cedo possível possíveis problemas auditivos que podem ser os causadores das dificuldades escolares e de aprendizagem da fala, leitura e escrita.

O Serviço de Audiologia da Clínica Especializada em Comunicação Frei Pacífico recebeu, mediante autorização prévia dos responsáveis, 27 crianças, entre 6 e 7 anos, do primeiro ano do Ensino Fundamental da Pequena Casa da Criança. Fizeram parte da equipe de avaliadores as Fonoaudiólogas Berenice Cavalheiro e Dóris C. Palma. Este ano contamos com o auxílio da aluna Gabriela Pereira da Silva aluna do 5º ano do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em caráter de estágio voluntário, no turno da tarde, sob a preceptoria da Fga. Dóris C. Palma.

Todas as crianças acompanhadas de sua professora responsável e auxiliar, foram reunidas em uma sala espaçosa destinada às atividades lúdicas. Enquanto esperavam por seu atendimento, puderam desfrutar de um momento de recreação com brincadeiras e jogos, cantinho da leitura e do desenho, mediados pelas professoras responsáveis.

A Pequena Casa da Criança receberá a devolutiva e os resultados da triagem Auditiva deste ano. Os alunos que não passaram na triagem, seja por alteração apresentada na meatoscopia ou por não responderem dentro do esperado na testagem, terão suas famílias notificadas. A partir disso, os responsáveis e as crianças serão encaminhadas à Clínica, passando pelo Serviço Social, pelo Médico Otorrinolaringologista e avaliação audiológica completa, a fim de identificar ou descartar a alteração auditiva.

Fonoaudióloga Dóris C. Palma

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print